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Escolas Tecnológicas do Pará

I - APRESENTAÇÃO
O nosso Projeto Político Pedagógico traz em si uma diversidade de ações que tem como ponto matriz, atingir em cheio a questão do processo ensino–aprendizagem. Desta maneira, tentamos possibilitar à autonomia intelectual, docente, discente, marcada pela criatividade social. É nesse sentido que o Projeto Político-Pedagógico se torna instrumento para intervenção e mudança da realidade em que estamos inseridos.
Estamos cientes de que o nosso projeto tem a característica do inacabado, já que nele está inserida a imagem do homem, enquanto ser em construção. O que ora estamos registrando é o resultado das interações educacionais, sociais, culturais e políticas.
A reconstrução deste Projeto Político Pedagógico baseia-se nas ações dos protagonistas que vivem no cenário da comunidade escolar, ao ritmo de sua história. Afinal, tudo que se sabe hoje tem uma história, com personagens, enredo, acertos e erros, interesses e conflitos.
Expressamos aqui, de forma nítida, aos vários segmentos da escola, que a produção de atividades na educação escolar ou familiar é uma ação coletiva, ligada ao contexto de ordem política, social e econômica.
No mais, é sabido por todos que, na extensão do anos letivos de 2010 e 2011, novos “componentes pedagógicos e cursos técnicos ” estarão sendo acrescidos em nosso jeito individual ou grupal de atribuir significados ao mundo a nossa volta. É nessa linha que gestamos o Profissionalizante, o Integrado e o Ensino médio da Instituição Irmã Albertina Leitão, dona de um novo olhar, com a tonalidade aclarada que emana do outro, ajudando-nos a sair da escuridão. Assim produzimos conhecimento, ensino e aprendizagem de forma crítica e reflexiva.



II – INTRODUÇÃO

O mundo contemporâneo apresenta uma crise seríssima na esfera do pensar, do refletir. Quando observamos, por exemplo, o comportamento da juventude na sociedade atual. Ficamos estarrecidos com nível de violência e irracionalidade que a cada dia ganha forças de “institucionalização” no meio social. O que as famílias, as igrejas e em especial, as escola têm feito para abrandar a forma da juventude dá significado e sentido e sentido ao mundo ao seu redor?
É uma questão contundente, polêmica e complexa dar respostas ao comportamento da juventude. Movidos pelo desejo intenso de viver a cada momento, os jovens, donos de uma curiosidade arrebatadora, acabam muitas vezes, por cair nas garras da indiferença social.
Quando lançamos um olhar psicológico sobre os estudantes dos níveis fundamental, médio e profissionalizante, ficamos perplexos com as circunstâncias contraditórias em que eles estão envolvidos. Imaginamos como está acontecendo à educação na família, interrogamos as causas e sofremos com os efeitos de tais comportamentos.
Diante deste contexto, a escola precisa continuamente busca ações que atendem verdadeiramente às necessidades de seu corpo discente. O trabalho escolar, entretanto, para atender tais necessidades de forma consistente, precisa ser resultado das aspirações da comunidade escolar e se traduzir em uma ação conjunta entre todos os segmentos da mesma.
Neste sentido, por entendermos que a dimensão do Projeto Político Pedagógico é de cunho Jurídico, Pedagógico, Administrativo e Financeiro a Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Irmã Albertina Leitão, reconstrói seu Projeto.
A execução do projeto compete a todos que integram a comunidade escolar, respeitando a filosofia da escola de formar homens criativos, competentes e críticos, vivenciando a sua cidadania e às determinações legais vigentes. Sempre buscando com dignidade o estreitamento das relações escola x comunidade.


III – OBJETIVOS:

GERAL:
Promover a Educação Profissional, o ensino médio integrado e o ensino médio regular mediante o exercício de atividades de ensino, pesquisa e de prestação de serviços, atendendo às demandas da sociedade em área estratégicas para o desenvolvimento do Estado do Pará.

ESPECÍFICOS:
 Aprimorar as relações humanas no espaço escolar, considerando a interação cotidiana entre os seus vários segmentos;
 Promover estratégias de ação de compartilhada, estimulando o compromisso individual e coletivo na concretização de projetos em conjunto com a comunidade;
 Realizar oficinas pedagógicas / educativas, segundo as necessidades dos alunos, professores e demais membros da escola;
 Promover atividades culturais, despertando e difundindo os talentos artísticos;
 Possibilitar através do Conselho Escolar, uma reavaliação constante das estratégias organizacionais da escola;
 Planejar as ações e selecionar conteúdos que atendam a clientela escolar no sentido de incentivo a estudar e aprender, como aprender de forma independente, buscando os princípios de cidadania, solidariedade ajuda mútua e respeito;
 Motivar os professores no sentido de reformularem seu desempenho na sala de aula para garantir um melhor rendimento dos alunos;
 Estimular professores e alunos à prática de atividades esportivas para relaxamento e maior entrosamento entre os mesmos;
 Proporcionar conhecimentos específicos, integradores do aluno à comunidade como também apreciar, amor e respeitar as manifestações populares e a preservação do meio em que vive;
 Vincular a educação à sociedade e a cultura do aluno, aumentando assim o interesse pelo que lhe é ensinado e contribuindo para que compreenda cada vez mais a sociedade em que vive aproximando o convívio escola da realidade e da vivência do aluno;
 Melhorar as ações específicas da Função Social da Escola, como consequência, o conceito e o respeito em relação à mesma diante da comunidade da escolar;
 Oportunizar a integração entre escola e comunidade para o desenvolvimento prático e pesquisa científica em prol do processo ensino – aprendizagem;
 Informar a comunidade escolar e a sociedade, para que esses possam preservar e proteger a escola dos elementos estranhos a ela, os quais adentram suas dependências para destruí-la.