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Curso Técnico em Informática

PLANO DE CURSO
CNPJ Nº: 05.054.937/0001-63
RAZÃO SOCIAL: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE IRMÃ ALBERTINA LEITÃO
NOME FANTASIA: CAIC
ESFERA ADMINISTRATIVA: ESTADUAL
ENDEREÇO: RUA JOSÉ MARIA LOPES N° 1668, SANTA LÚCIA
CIDADE/UF/CEP: SANTA IZABEL /PA/ CEP: 68790-000
FONE: (91) 3744-2120 / 3744-1471 / 3744-1207
E-MAIL DE CONTATO: eeempial@etpp.org.br
ÁREA PROFISSIONAL: INFORMÁTICA


HABILITAÇÃO E QUALIFICAÇÕES:


HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA
CARGA HORÁRIA: 1640 HORAS
ESTÁGIO: 150 HORAS
CARGA HORARIA TOTAL: 1790 HORAS


QUALIFICAÇÃO: SUPORTE AO USUÁRIO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
CARGA HORÁRIA: 450 HORAS
ESTÁGIO: 50 HORAS


QUALIFICAÇÃO: IMPLANTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
CARGA HORÁRIA: 450 HORAS
ESTÁGIO: 50 HORAS


QUALIFICAÇÃO: DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS;
CARGA HORÁRIA: 430 HORAS
ESTÁGIO: 50 HORAS





APRESENTAÇÃO

As transformações sociais que vêm ocorrendo nesta transição de séculos passam por mudanças profundas no mundo do trabalho.
Os desafios estão relacionados aos avanços tecnológicos e às novas expectativas das empresas que agora enfrentam mercados globalizados, extremamente competitivos. Com isso, surgem também novas exigências em relação ao desempenho dos profissionais.
A educação não poderia ficar alheia a essas transformações. Em todo o mundo, uma grande inquietação domina os meios educacionais gerando reformas que preparem o homem às novas necessidades do trabalho.


Isso significa reconhecer que para enfrentar os desafios de hoje o profissional precisa cumprir duas exigências fundamentais: ter uma sólida formação geral e uma boa educação profissional.
Os profissionais que vão enfrentar o mundo moderno devem estar preparados para o trabalho e para o exercício da cidadania. Não mais a formação para um posto de trabalho que prepare o homem "executor de tarefas". A educação profissional forma o trabalhador pensante e flexível, no mundo das tecnologias avançadas.



Num país como o nosso que apresenta diversidades físicas, socioculturais e econômicas marcantes, o modelo educacional tem que ser flexível. Os novos currículos vão atender tanto ao mercado nacional como às nossas características regionais. Além de se adaptarem às exigências dos setores produtivos.
O objetivo é reformular o Desenho Curricular do Curso Técnico em Informática para que garanta perspectiva de trabalho para os jovens e facilitem seu acesso ao mercado de acordo com as novas Tecnologias. Que atendam, também, aos profissionais que já estão no mercado, mas sentem falta de uma melhor qualificação para exercerem suas atividades. A Educação Profissional vai funcionar, ainda, como um instrumento eficaz na reinserção do trabalhador no mercado de trabalho.
A Educação Profissional é concebida numa visão pedagógica integrada, voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades, com um desenho curricular flexível, dinâmico, utilizando-se de práticas educativas inovadoras, para que sejam efetivadas aprendizagens significativas.
Não foge à compreensão da EEEMPIAL que, a EDUCAÇÃO PROFISSIONAL passa hoje por mudanças estruturais, concebida dentro de um paradigma pedagógico que deve responder aos novos desafios da sociedade, da economia e do mercado, onde as tecnologias avançadas se constituem em instrumentais dinâmicos e competitivos nos negócios e nos empreendimentos produtivos contemporâneos.
Nessa dimensão, a EEEMPIAL procura, sobretudo, o estabelecimento de mecanismos de intervenção e transformação da realidade sócio-econômica e educacional do cenário local e da área de abrangência da escola, consubstanciada numa relação cooperativa entre Escola e Sociedade. Procurando Participar do desenvolvimento da região, proporcionando a formação de jovens e adultos trabalhadores, capacitando-os para o exercício da cidadania e sua inserção no mundo do trabalho.