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Curso Técnico em Agropecuária

PLANO DE CURSO
CNPJ Nº: 05.054.937/0001-63
RAZÃO SOCIAL: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE IRMÃ ALBERTINA LEITÃO.
NOME FANTASIA: CAIC
ESFERA ADMINISTRATIVA: ESTADUAL
ENDEREÇO: RUA JOSÉ MARIA LOPES N° 1668,  BAIRRO: SANTA LÚCIA I
CIDADE/UF/CEP: SANTA IZABEL /PA/                    CEP: 68790-000
FONE/FAX: (91) 3744-2120/3744-5849
E-MAIL DE CONTATO:
ÁREA PROFISSIONAL: AGROPECUÁRIA
MODO: SUBSEQUENTE e PÓS-TÉCNICO


HABILITAÇÃO E QUALIFICAÇÕES:


TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

TABELA DE HORA AULA 01:00 HORA
HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
CARGA HORÁRIA: 1365 HORAS
ESTÁGIO: 260 HORAS
CARGA HORARIA TOTAL: 1560 HORAS
I FASE:
CARGA HORÁRIA: 580 HORAS
I I FASE:
CARGA HORÁRIA: 640 HORAS
III FASE:
CARGA HORÁRIA: 600 HORAS


TABELA DE HORA AULA DE 45 MINUTOS
HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
CARGA HORÁRIA: 1820 HORAS
ESTÁGIO: 200 HORAS
CARGA HORARIA TOTAL: 2080 HORAS
I FASE:
CARGA HORÁRIA: 773 HORAS
I I FASE:
CARGA HORÁRIA: 853 HORAS
III FASE:
CARGA HORÁRIA: 800 HORAS


ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO
TABELA DE HORA AULA DE AULA 01:00 HORA
HABILITAÇÃO: ESPECIALISTA EM AGRONEGÓCIO
CARGA HORARIA TOTAL: 400 HORAS



TABELA DE HORA AULA DE 45 MINUTOS
HABILITAÇÃO: ESPECIALISTA EM AGRONEGÓCIO
CARGA HORARIA TOTAL:  533 HORAS









Janeiro
2009
APRESENTAÇÃO
Com uma visão mais ampla da educação como fator de inclusão social, de geração e difusão de conhecimentos e promotora de desenvolvimento econômico social, a SEDUC propôs a implantação da Rede de Escolas de Educação Tecnológica do Pará (EETEPA), reorientando as políticas educacionais e o tratamento que vinha sendo dada à educação profissional de nível médio em nosso estado. Uma diferença básica e que deve ser destacada desde o início é o compromisso com uma formação profissional qualificada, integradora entre ensino médio e educação profissional, capaz de promover o cidadão com capacidades para produzir, mas também autônomo frente às diferentes dimensões da realidade: cultural, social, familiar, esportiva, política e ética.
As transformações sociais que vêm ocorrendo nesta transição de séculos passam por mudanças profundas no mundo do trabalho.
Os desafios estão relacionados aos avanços tecnológicos e às novas expectativas das empresas que agora enfrentam mercados globalizados, extremamente competitivos. Com isso, surgem também novas exigências em relação ao desempenho dos profissionais.
A educação não poderia ficar alheia a essas transformações. Em todo o mundo, uma grande inquietação domina os meios educacionais gerando reformas que preparem o homem às novas necessidades do trabalho.
Isso significa reconhecer que para enfrentar os desafios de hoje o profissional precisa cumprir duas exigências fundamentais: ter uma sólida formação geral e uma boa educação profissional.
Os profissionais que vão enfrentar o mundo moderno devem estar preparados para o trabalho e para o exercício da cidadania. Não mais a formação para um posto de trabalho que prepare o homem "executor de tarefas". A educação profissional forma o trabalhador pensante e flexível, no mundo das tecnologias avançadas.
Num país como o nosso que apresenta diversidades físicas, socioculturais e econômicas marcantes, o modelo educacional tem que ser flexível. Os novos currículos vão atender tanto ao mercado nacional como às nossas características regionais. Além de se adaptarem às exigências dos setores produtivos.
O objetivo é reformular o Desenho Curricular do Curso Técnico em Agropecuária de acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (CNCT) elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC, para que atendam, também, aos profissionais que já estão no mercado, mas sentem falta de uma melhor qualificação para exercerem suas atividades. A Educação Profissional vai funcionar, ainda, como um instrumento eficaz na reinserção do trabalhador no mercado de trabalho. É recomendável manter-se próximo do mínimo de carga horária estabelecida, posto que tal fronteira está determinada em relação às cargas horárias dos cursos de tecnologia que são cursos de nível superior.
O CNCT define ainda o perfil, possíveis campos de atuação, indicações curriculares e de infra-estrutura mínimas para cada um dos 105 cursos técnicos distribuídos nos 12 eixos tecnológicos.
A Educação Profissional é concebida numa visão pedagógica integrada, voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades, com um desenho curricular flexível, dinâmico, utilizando-se de práticas educativas inovadoras, para que sejam efetivadas aprendizagens significativas.





Não foge à compreensão da EEEMPIAL que, a EDUCAÇÃO PROFISSIONAL passa hoje por mudanças estruturais, concebida dentro de um paradigma pedagógico que deve responder aos novos desafios da sociedade, da economia e do mercado, onde as tecnologias avançadas se constituem em instrumentais dinâmicos e competitivos nos negócios e nos empreendimentos produtivos contemporâneos.
Nessa dimensão, a EEEMPIAL procura, sobretudo, o estabelecimento de mecanismos de intervenção e transformação da realidade sócio-econômica e educacional do cenário local e da área de abrangência da escola, consubstanciada numa relação cooperativa entre Escola e Sociedade. Procurando Participar do desenvolvimento da região, proporcionando a formação de jovens e adultos trabalhadores, capacitando-os para o exercício da cidadania e sua inserção no mundo do trabalho.