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História da escola

Histórico:
Em 11 de abril de 1996, na cidade de santa Izabel do Pará, no bairro de santa Lúcia I, na Rua José Maria Lopes da Silva, N°1668, endereço eletrônico – escolaalbertinaleitão@bol.com.br,foi realizado a aula inaugural do CAIC – Centro de Atenção Integral da Criança e do adolescente, logo denominada “Escola Albertina Leitão”, prestando homenagem à religiosa Irmã Albertina Leitão, a qual se ingressou na congregação das filhas de Santana, iniciando sua missão em 27 de novembro de 1928. Foi educadora empenhada e caridosa, prestando serviço a comunidade procurando atender as crianças mais pobres, mesmo enfrentando os sacrifícios e obstáculos de sua época.

A Escola de Ensino Fundamental Irmã Albertina Leitão continua esta luta e tem como Lema: “Educação, Dignidade e Cidadania”, funciona sob o Ato de Criação n° 136/96 de 11 de abril de 1996.
Hoje funcionando com a educação infantil, ensino fundamental, EJA - Educação de jovens e adultos e ensino profissionalizante.
Mantido pela Secretaria de Educação, totalizando 1247 alunos. Desenvolvendo o trabalho em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Izabel do Pará, atua na área de saúde, com atendimento medico – odontológico a comunidade local.
A escola Irmã Albertina Leitão está sob a gestão NOME DA DIREÇÃO ATUAL que com sua simplicidade e carisma, sabe conduzir os funcionários dentro da “educação”, tendo como vice-diretor: NOME DA GESTÃO ATUAL.
Muitos projetos foram implantados e até hoje são realizados com muito sucesso e participação efetiva da comunidade Escolar, entre os quais temos:
Festcal (festa dos calouros Albertina Leitão)
Festa junina
JIAL (Jogos Internos Albertina Leitão)
Nossa escola já adquiriu grande conquista e vitórias ao longo dos12 anos de sua existência.
Para a colaboração do projeto político pedagógico, tivemos encontros com segmentos da escola, pais ou responsáveis, os quais apontaram as seguintes problemáticas: ausência dos pais na escola, deficiência dos vigias (porteiros), falta de segurança na escola e no bairro, ausência dos alunos na escola etc.
Com base nas aspirações dos segmentos que compõe a escola, verificamos que se faz necessário desenvolver ações voltadas para questão da violência, integração escola e comunidade, parcerias entre as autoridades civis e militares para melhoria da segurança na escola e no bairro.
Criação do regimento escolar para minimizar a dificuldade que o aluno tem em cumprir as regras internas de escola. Além disso, a análise dos indicadores estatísticos indica a premente necessidade de reduzir o índice de repetência que é um dos maiores desafio a serem superados pelas comunidades.