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Curso Técnico em Markentig

PLANO DE CURSO
TÉCNICO EM MARKETING
CNPJ Nº: 05.054.937/0001-63
RAZÃO SOCIAL: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO TECNOLÓGICO “PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA” / SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO.
NOME FANTASIA: EETEPA “PROF. ANÍSIO TEIXEIRA”
ESFERA ADMINISTRATIVA: PÚBLICA ESTADUAL
ENDEREÇO: TV. D. PEDRO I - N° 320, UMARIZAL
CIDADE/UF/CEP: BELÉM / PA / CEP: 68000-000
FONE: (91) 3205-5157 / 3205-5159 / 3250-5160
E-MAIL DE CONTATO:  escola.anisioteixeira@yahoo.com
EIXO TECNOLOGICO – CNCT: GESTÃO E NEGOCIOS



HABILITAÇÃO E QUALIFICAÇÕES:



TABELA DE HORA AULA 01 HORA
HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM MARKETING
CARGA HORÁRIA: 825 HORAS
PRÁTICA PROFISSIONAL: 160 HORAS
CARGA HORARIA TOTAL: 985 HORAS
I FASE:
CARGA HORÁRIA: 420 HORAS
PRÁTICA PROFISSIONAL: 000
I I FASE:
CARGA HORÁRIA: 405 HORAS
PRÁTICA PROFISSIONAL: 160 HORAS



TABELA DE HORA AULA DE 45 MINUTOS
HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM ARTE DRAMÁTICA
CARGA HORÁRIA: 1100 HORAS
PRÁTICA PROFISSIONAL: 160 HORAS
CARGA HORARIA TOTAL: 1260 HORAS
I FASE:
CARGA HORÁRIA: 560 HORAS
PRÁTICA PROFISSIONAL: 000
I I FASE:
CARGA HORÁRIA: 540 HORAS
PRÁTICA PROFISSIONAL: 160 HORAS















APRESENTAÇÃO

Com uma visão mais ampla da educação como fator de inclusão social, de geração e difusão de conhecimentos e promotora de desenvolvimento econômico social, a Secretária de Estado de Educação (SEDUC) propôs a implantação da Rede de Escolas de Educação Tecnológica do Pará (EETEPA), reorientando as políticas educacionais e o tratamento que vinha sendo dada à educação profissional de nível médio em nosso estado. Uma diferença básica e que deve ser destacada desde o início é o compromisso com uma formação profissional qualificada, integradora entre ensino médio e educação profissional, capaz de promover o cidadão com capacidades para produzir e também autônomo frente às diferentes dimensões da realidade: cultural, social, familiar, esportiva, política e ética.
As transformações sociais que vêm ocorrendo nesta transição de séculos passam por mudanças profundas no mundo do trabalho.



Os desafios estão relacionados aos avanços tecnológicos e às novas expectativas das empresas que agora enfrentam mercados globalizados, extremamente competitivos. Com isso, surgem também novas exigências em relação ao desempenho dos profissionais.
A educação não poderia ficar alheia a essas transformações. Em todo o mundo, uma grande inquietação domina os meios educacionais gerando reformas que preparem o homem às novas necessidades do trabalho.
Isso significa reconhecer que para enfrentar os desafios de hoje o profissional precisa cumprir duas exigências fundamentais: ter uma sólida formação geral e uma boa educação profissional.
Os profissionais que vão enfrentar o mundo moderno devem estar preparados para o trabalho e para o exercício da cidadania. Não mais a formação para um posto de trabalho que prepare o homem "executor de tarefas". A educação profissional forma o trabalhador pensante e flexível, no mundo das tecnologias avançadas.
Num país como o nosso que apresenta diversidades físicas, socioculturais e econômicas marcantes, o modelo educacional tem que ser flexível. Os novos currículos vão atender tanto ao mercado nacional como às nossas características regionais. Além de se adaptarem às exigências dos setores produtivos.
Com isso surge a necessidade de formular o desenho curricular do Curso Técnico em Marketing de acordo com o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (CNCT) elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC, para que atendam, também, aos profissionais que já estão no mercado, mas sentem falta de uma melhor qualificação para exercerem suas atividades.
A Educação Profissional vai funcionar, ainda, como um instrumento eficaz na reinserção do trabalhador no mercado de trabalho, cuja Carga Horária, mínima estabelecida compre as exigências do CNCT.
O CNCT define ainda o perfil, possíveis campos de atuação, indicações curriculares e de infra-estrutura mínimas para cada um dos 105 cursos técnicos distribuídos nos 12 eixos tecnológicos.
A Educação Profissional é concebida numa visão pedagógica integrada, voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades, com um desenho curricular flexível, dinâmico, utilizando-se de práticas educativas inovadoras, para que sejam efetivadas aprendizagens significativas.
Não foge à compreensão da EETEPA que, a EDUCAÇÃO PROFISSIONAL passa hoje por mudanças estruturais, concebida dentro de um paradigma pedagógico que deve responder aos novos desafios da sociedade, da economia e do mercado, onde as tecnologias avançadas se constituem em instrumentais dinâmicos e competitivos nos negócios e nos empreendimentos produtivos contemporâneos.
Nessa dimensão, a EETEPA procura, sobretudo, o estabelecimento de mecanismos de intervenção e transformação da realidade sócio-econômica e educacional do cenário local e da área de abrangência da escola, consubstanciada numa relação cooperativa entre Escola e Sociedade. Procurando participar do desenvolvimento da região, proporcionando a formação de jovens e adultos trabalhadores, capacitando-os para o exercício da cidadania e sua inserção no mundo do trabalho.